CONTATO: enciclopediadorock@protonmail.com

O rádio possui tantas nuances comunicacionais que apenas confirma a quantidade de profissionais excelentes pelo Brasil todo. E, Campinas-SP, também faz parte deste contexto.
A radialista Regiane Tozelli tem 45 anos, natural de Santo André-SP é um exemplo perfeito. Formada como comunicadora de rádio ao estilo antigo, ou seja, com anos de experiência, sua arte não está apenas nas ondas sonoras: também é mestre de cerimônia e cantora na Banda Ápice, é claro, além de locutora da Jovem Pan Campinas-SP.
Com uma alegria desigual e uma gentileza enorme, Regiane concedeu uma entrevista contagiante e inspiradora.
Quem é Regiane Tozelli?
Uma apaixonada por música e comunicação que ama fazer parte da vida das pessoas e tê-las em minha vida e por isso o rádio é tão valioso pra mim.
Você está no rádio há mais de duas décadas. Como foram esses anos todos?
O rádio passou por muitas mudanças e é muito legal acompanhar e fazer parte de tudo isso. Nesses mais ou menos 25 anos de rádio, conheci muitos artistas, muitos profissionais do rádio e muitos ouvintes que me trazem a cada dia uma bagagem de vida e nos deixa claro que enquanto houver interação com o ouvinte o rádio viverá.
Como é seu trabalho como locutora publicitária?
Eu amo o trabalho de locução publicitaria, pois nele podemos viajar em cada personagem digamos assim e explorar nossa voz e interpretação.
Uma radialista da Jovem Pan sempre é marcante. Como é trabalhar numa das maiores empresas de comunicação do Brasil?
Com certeza é maravilhoso. Todo profissional batalha com um foco, um lugar onde se quer chegar e chegar em uma rádio grande e com um nome de peso, com certeza é uma realização. Muitas portas se abrem e isso nos ajuda a alcançar muitos objetivos.
Muitos radialistas acabam saindo da área por falta de oportunidade; até mesmo os novos radialistas também procuram outras áreas. Como é sua visão sobre esse momento na área do rádio?
Olha, acho que para tudo na vida é preciso ter objetivo. Trabalhar em uma empresa de comunicação (Rádio , TV, Jornal ) não é fácil. Não temos dia, noite, feriados e isso pode desmotivar alguns, além disso, às vezes, a parte financeira também pode ser um agravante. Muita gente acaba migrando para a internet, mas também vejo muitas empresas em busca de profissionais e com dificuldades. Como eu disse no começo, eu venho de um tempo onde aprendíamos dentro da própria rádio e isso automaticamente fazia com que as oportunidades, principalmente para os novatos, fossem maiores.
Como é a Regiane radialista?
Animadíssima, que ama conversar com os ouvintes, que ama recebe-los e apresentá-los a rádio. Mostrar como funciona e ver o brilho nos olhos deles.
E o rádio de Campinas-SP? Possui muita concorrência?
Sim e isso é maravilhoso. A concorrência é saudável em todos os sentidos. Comercialmente e para nós, profissionais do rádio que temos sempre muitas oportunidades de trabalho.
Você ouve muito Rock? Quais suas bandas preferidas?
Muiiiito. Eu sou muito eclética, mas em se tratando de Rock amo Metallica, AC/DC, Pink Floyd… Na verdade, eu ficaria aqui horas falando... rs...
Qual foi seu maior momento como comunicadora?
Eu poderia aqui citar grandes eventos ou grandes entrevistas, mas eu gosto muito de lembrar do meu primeiro dia no rádio. Foi muito mágico porque parecia que eu já fazia isso a vida toda.
Regiane, você já trabalhou como apresentadora de TV. Como foi essa época?
Eu amo fazer TV. Amo estar num estúdio de TV. Adoro a magia dos bastidores, a construção de um vídeo onde você passa dias gravando e tira dali apensa um minuto, mas olhar aquele um minuto e saber como foi feito é muito gratificante.





