CONTATO: enciclopediadorock@protonmail.com


Hoje, dia 31 de outubro, se comemora o Halloween. E Halloween significa a “véspera dos santos”, mas simboliza o encontro entre o mundo dos vivos e dos mortos; uma celebração da morte, do medo e da fantasia, transformada hoje em uma grande festa da cultura POP.
E para adentrar no clima, esta coluna desta semana apresenta 5 canções para o Halloween. Tais canções podem não falar especificamente sobre a data, mas são alegorias que se enquadram neste dia.
São elas:
“HIGHWAY TO HELL” (1979)

Um dos maiores hinos do Rock, a faixa usa metáforas infernais e rebeldes que combinam perfeitamente com o clima de Halloween, sendo presença constante em festas do gênero.
“BARK AT THE MOON” (1983)

Clássico do Príncipe das Trevas, a canção narra a transformação de um homem em lobisomem. É uma das músicas mais icônicas do Hard Rock dos anos 80 e símbolo da estética sombria de Ozzy.
“HALLOWEEN” (1981)

Um verdadeiro tributo Punk ao Halloween, feita por uma das bandas mais associadas ao horror. A música e sua continuação (“Halloween II”) ajudaram a consolidar o gênero Horror Punk.
“PET SEMATARY” (1989)

Escrita para o filme baseado no livro de Stephen King, mistura a energia Punk com a temática de mortos-vivos e ressurreição. Tornou-se um clássico das trilhas sonoras de Halloween.
“HALLOWEEN” (1987)

A canção “Halloween”, do Helloween, apresenta uma letra que mistura mistério, escuridão e crítica social, retratando o medo e as máscaras que as pessoas usam no cotidiano. Com atmosfera sombria e tom épico, a música simboliza o confronto entre o bem e o mal, tornando-se um clássico do Power Metal e um hino do Halloween na história do Rock.

