top of page
INSTA LOGO vazado.png
AQUELA CANÇÃO LOGO vazado.png
0017 - SUSPICIOUS MINDS - ELVIS PRESLEY.jpg

Após o sucesso do especial televisivo ‘68 Comeback Special, Elvis Presley voltou a gravar em Memphis em 1969, algo que não fazia desde 1955. As sessões no American Sound Studio, incentivadas pelo produtor Chips Moman e sugeridas por Marty Lacker, marcaram seu reencontro com a cena musical da cidade e renderam o álbum From Elvis In Memphis (1969). Nesse período, Presley explorou uma mistura de Rock, Gospel, Country, Rhythm & Blues e Soul, consolidando uma nova fase artística em sua carreira.

 

“Suspicious Minds” foi gravada na madrugada de 23 de janeiro de 1969 e se destacou tanto pelo clima tenso quanto pela inovação musical. Houve conflitos envolvendo direitos autorais, quando empresários de Elvis tentaram reivindicar parte da publicação da música, quase interrompendo as gravações. Musicalmente, a canção chamou atenção pelas mudanças de compasso, do 4/4 para o 6/8 e de volta ao 4/4, além de um arranjo sofisticado com guitarras, cordas, metais, órgão e coro, considerado um dos mais criativos da carreira de Presley.

 

A versão final da música incluiu um controverso efeito de fade-out e retorno, decisão do produtor da RCA Felton Jarvis, que desagradou Chips Moman. Apesar disso, o impacto foi enorme: “Suspicious Minds” tornou-se o último single Nº 1 de Elvis na Billboard Hot 100 e foi fundamental para sua retomada de sucesso nos Estados Unidos. Anos depois, a canção foi reconhecida como um clássico, figurando na lista 500 Greatest Songs Of All Time da revista Rolling Stone.

03.jpg
04.jpg
05.jpg
06.jpg
01.jpg
02.jpg
INSTA LOGO vazado.png

© 2025 ENCICLOPÉDIA DO ROCK

bottom of page