top of page
INSTA LOGO vazado.png
ALMANAQUE DO ROCK - LOGO vazado.png
ALMANAQUE 0039 post.jpg

A banda Uriah Heep foi formada no ano de 1969 em Londres. Ao lado da trinca Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, o Uriah Heep é uma instituição do Progressive Rock e ajudou a lançar as bases para a vibrante cena de Hard Rock e Heavy Metal do Reino Unido no início da década de 1970.

 

Álbuns como ...Very’ Eavy... Very’ Umble (1970), Look At Yourself (1971) e Demons And Wizards (1972) condicionaram um estilo próprio que beirava a excelência da época, ao mesmo tempo, que sugeria similaridades com as incríveis três legendas citadas acima.

 

Mas falar sobre a história e importância do Uriah Heep, principalmente nos anos 70, poderia ser uma enciclopédia, tamanha as nuances desta incrível banda. Contudo, esta coluna desta semana engrandece o primeiro álbum da banda: ...Very’ Eavy... Very’ Umble (1970).

 

O álbum ...Very 'Eavy... Very 'Umble (1970) marcou a estreia do Uriah Heep e mostra a banda ainda em fase de experimentação, com o peso do Heavy Metal e a dramaticidade do Progressive Rock. Nessa combinação, surgem momentos de grande impacto, como as canções “Dreammare” e “I’ll Keep On Trying”, explorando estruturas complexas, mudanças de ritmo e arranjos vocais elaborados.

 

O grande destaque do álbum é “Gypsy”, considerada uma das canções mais emblemáticas da banda, ao unir riffs marcantes de órgão, power chords e harmonias vocais poderosas, elementos que se tornariam marca registrada do Uriah Heep ao longo dos anos.

 

Há quem tente imprimir irregularidades ao debut ...Very 'Eavy... Very 'Umble (1970) relatando interpretações sobre canções como “Lucy Blues” e o cover de “Come Away Melinda”, respectivamente fraco e melodramático.

 

Contudo, o primeiro álbum do Uriah Heep é sempre uma descoberta esplendorosa pela capacidade da banda de produzir um álbum repleto de características que fariam a banda adentrar na história do Rock e, claro, influenciar a década mais importante do gênero: 1970!

 

FAIXAS:

01. Gypsy

02. Walking In Your Shadow

03. Come Away Melinda

04. Lucy Blues

05. Dreammare

06. Real Turned On

07. I’ll Keep On Trying

08. Wake Up (Set Your Sights)

 

 

LINE UP:

DAVID BYRON (vocal)

MICK BOX (guitarra)

KEN HENSLEY (órgão e piano)

PAUL NEWTON (baixo)

OLLIE OLSSON (bateria)

ALEX NAPIER (bateria)

KEITH BAKER (bateria)

COLIN WOOD (teclado)

003.jpg
004.jpg
001.jpg
002.jpg
INSTA LOGO vazado.png

© 2025 ENCICLOPÉDIA DO ROCK

bottom of page